A Primeira Bienal Internacional de Arte Postal, que está acontecendo em Brasília e na sequência na Cidade do México, marca um novo capítulo na história da arte postal na América Latina. Com a participação de mais de 170 artistas de diversos países, a exposição celebra a diversidade e a criatividade da arte postal, que utiliza o correio como meio de expressão artística.



A abertura da bienal, realizada no Museu dos Correios, contou com a presença de autoridades, artistas e membros da imprensa, e foi marcada pelo lançamento de um selo comemorativo e por uma palestra do crítico de arte Oscar D'Ambrosio. Ao todo a exposição conta com 178 obras postais sendo que o Brasil está expondo 52 obras. Além da ampla difusão dos trabalhos e marcas dos artistas participantes, a união de importantes comitês abriu a exposição com presença de autoridades dos dois países e comitiva de artistas locais celebrando os 190 anos e relações diplomáticas e amizade entre Brasil e México.




O lançamento e a obliteração do selo comemorativo da 1º Bienal Internacional de Arte Postal 2024 - Latinoamérica, El Caribe y El Mundo Unidos foram celebrados durante solenidade no Museu dos Correios em Brasília. A obliteração é uma espécie de ritual realizado, tradicionalmente, nos lançamentos de selos especiais, o que confere um valor simbólico ao objeto. Na prática, o selo é marcado com carimbo personalizado, ganhando singularidade. Na cerimônia o Embaixador da Costa Rica, Norman Lizano, participou da obliteração, juntamente com Francisco de Assis (Paco), presidente do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos  Juliana Picolci Agatte a Diretora dos Correios – Planalto.




Esse projeto é liderado pelos seguintes comitês Nacionais da AIAP (Associação Internacional dos Artistas Plásticos ):- Brasil – SINAP-ESP / AIAP – Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos, – México –  ARTAC – Associación de Artistas Plásticos de México, A.C. E somam com Brasil e México, comitês de países de praticamente toda América Latina e Caribe, Europa, EUA, Japão e Coreia.



Agora em outubro as obras dos participantes estarão em exposição no México no Palácio Postal na Cidade do México. No México a coordenação se dá pela Mestra Graciela Ferreiro Robles. Crédito das fotos: Paulo Melo BSB People, Maria Alice Furtado com apoio de Malu Perlingeiro.




Serviço:

Nome da exposição: Primeira Bienal Internacional de Arte Postal
Local: Museu dos Correios – Brasília
Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Edifício Apollo SCS - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915
Data de abertura: 25/09/2024 às 14h
Período de exposição: 25/9 a 04/11/2024
Curadoria: Prof. Dr. Oscar D´Ambrosio
Facilitadora: Stella Lopes - Pátio Galeria de Arte – Brasília
Produção Executiva: Cia Arte Cultura
Assessoria Técnica: Bossy Entretenimentos
Assessoria de imprensa: Gisele Lahoz| 17 991082421 – @giselelahoz
                                           
Jornalista MTB 76727/SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores da Amizade: Um Diálogo Cultural Brasil-Alemanha

Crítico da Arte aclamado em todo Brasil Oscar D’Ambrosio estará em campinas na exposição Unidos pela Arte.